O que é o ArcGIS e para que serve?

O ArcGIS é um sistema de informação geográfica (Geographic Information System – GIS) utilizado para criar, gerenciar, compartilhar e analisar dados espaciais.

O sistema fornece uma infra-estrutura para criar mapas e buscar informações geográficas e inclui os seguintes softwares para o desktop do Windows:

ArcReader, que permite visualizar e consultar mapas criados com os outros produtos do ArcGIS e ArcGIS para Desktop, que está licenciado sob três níveis de funcionalidades:

1) Desktop Básico (anteriormente conhecido como ArcView), que permite visualizar dados espaciais, criar mapas em camadas, e realizar análise espacial de base;
2) Desktop Standard (anteriormente conhecido como ArcEditor), que, além da funcionalidade do ArcView, inclui ferramentas mais avançadas para manipulação de arquivos de forma e geodatabases;
3) Advanced Desktop (anteriormente conhecido como ArcInfo), que inclui capacidades de manipulação de dados, edição e análise.

Ele é usado para:

– criação e utilização de mapas;

– compilar dados geográficos;

– análise de informações mapeadas ;

– compartilhar e descobrir informações geográficas;

– usar mapas e informações geográficas em uma gama de aplicações;

– e gestão de informação geográficas numa base de dados.

Há também produtos ArcGIS baseados em servidor, bem como produtos do ArcGIS para PDAs. Extensões podem ser adquiridos separadamente para aumentar a funcionalidade do ArcGIS.

Componentes

O ArcGIS for Desktop consiste em vários aplicativos integrados, incluindo ArcMap , ArcCatalog , ArcToolbox , ArcScene , ArcGlobe e ArcGIS Pro.

O ArcCatalog é o aplicativo de gerenciamento de dados, usado para procurar conjuntos de dados e arquivos em um computador, banco de dados ou outras fontes. Além de mostrar quais dados estão disponíveis, o ArcCatalog também permite que os usuários visualizem os dados em um mapa. O ArcCatalog também oferece a capacidade de visualizar e gerenciar metadados para conjuntos de dados espaciais.

O ArcMap é o aplicativo usado para visualizar, editar e consultar dados geoespaciais e criar mapas . A interface do ArcMap tem duas seções principais, incluindo umatabela de conteúdos à esquerda e o (s) quadro (s) de dados que exibem o mapa. Os itens no índice correspondem a camadas no mapa.

O ArcToolbox contém ferramentas de geoprocessamento, conversão de dados e análise, além de grande parte da funcionalidade do ArcInfo. Também é possível usar o processamento em lote com o ArcToolbox, para tarefas repetidas com frequência.

ArcScene é uma aplicação que permite ao usuário visualizar seus dados GIS em 3-D e está disponível com a licença 3D Analyst. Nas propriedades da camada do ArcScene existe uma função de extrusão que permite ao usuário exagerar as características de três alianças dimensionais.

O ArcGlobe é outro dos aplicativos de visualização 3D do ArcGIS disponíveis com a Licença de Analista 3D. O ArcGlobe é um aplicativo de visualização 3D que permite visualizar grandes quantidades de dados GIS em uma superfície de globo.

O aplicativo ArcGIS Pro foi adicionado ao ArcGIS for Desktop em 2015.  Ele tinha os recursos combinados dos outros aplicativos integrados e foi construído como um aplicativo de software totalmente de 64 bits .

A plataforma ArcGIS

A plataforma ArcGIS consiste em muitos componentes que se comunicam entre si através da API REST do ArcGIS e formatos de arquivo comuns. Compreender os elementos comuns da plataforma é crucial para construir uma aplicação bem sucedida com o ArcGIS.

ArcGIS Online e ArcGIS Enterprise

No núcleo da plataforma ArcGIS estão o ArcGIS Online e o ArcGIS Enterprise. A plataforma fornece serviços GIS hospedados e um portal com uma interface web e APIs para publicação, compartilhamento e gerenciamento de conteúdo, mapas e aplicativos. Para uma visão geral dos serviços, consulte nossa introdução à API REST do ArcGIS .

ArcGIS Desktop

O ArcGIS Pro e o ArcMap fazem parte do nosso ArcGIS Desktop suite e permitem que os usuários publiquem e gerenciem dados e mapas em conjunto com o ArcGIS Online e o ArcGIS Enterprise. Essas ferramentas de desktop também são excelentes em análises detalhadas e sofisticadas e podem ser estendidas e roteirizadas com várias ferramentas . Para uma visão geral dos recursos do ArcGIS Desktop, visite o site do ArcGIS Desktop .

O ArcGIS é um produto da empresa ESRI (Environmental Systems Research Institute), um fornecedor internacional de sistemas de informações geográficas (GIS) software, GIS web e geodatabase aplicativos de gerenciamento. A empresa está sediada em Redlands , California.

A ESRI foi fundada como Environmental Systems Research Institute em 1969 como um uso da terra firma de consultoria. Produtos Esri (particularmente ArcGIS Desktop) tem 40,7% de participação no mercado global.  Em 2014, tinha cerca de uma quota de 43 por cento do mercado de software de GIS em todo o mundo, mais do que qualquer outro fornecedor.

A empresa tem 10 escritórios regionais  nos EUA e uma rede de mais de 80 distribuidores internacionais,  com cerca de um milhão de usuários em 200 países. A empresa tem 3.200 funcionários nos EUA, e ainda é uma empresa privada pelos fundadores. Em 2006, as receitas foram de cerca de US $ 660 milhões. Em artigo Business Daily do investidor 2009, as receitas anuais da ESRI foram indicados em US $ 1,2 bilhões, a partir de 300.000 clientes ($ 4000 / cliente / ano).

Fundador: Jack Dangermond
Sede: Redlands, Califórnia , Estados Unidos
Coordenadas 34 ° 3’25.35 “N 117 ° 11’44.44” W
Produtos: ArcGIS , ArcView , ArcGIS Server , ArcIMS , ArcSDE , ArcGIS Móvel , ArcPad
Receita: US $ 1,1 bilhão (2014 estatísticas)
Número de empregados: 3.200 (US) + (2015 estatísticas)
Site: esri.com

Quer aprender ArcGIS?

Clique no botão abaixo e conheça o nosso curso Online de ArcGIS:

submit button

 

O que é o ArcGIS e para que serve?
5 (100%) 1 voto


3 Comentários

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.